Programa de Pós-Graduação em Arquitetura
Sobre o programa
- Apresentação e Histórico
- Objetivos
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Reconhecimento do curso
- Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Estrutura curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail:
ppgarq@puc-rio.br
Telefones: (21) 3527-2628
Coordenador:
Prof. Fernando Espósito Galarce
Local:
Depto. de Arquitetura e Urbanismo
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Edifício Cardeal Leme, 327L
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP:20451-900
Horário de atendimento:
08:00 a 12:00 e 13:00 às 17:00h
Secretária:
Flávia Rocha
Sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura é formado pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Arquitetura (stricto sensu). A organização curricular compreende disciplinas e atividades acadêmicas relativas à Área de Concentração - Projeto de Arquitetura – e às duas Linhas de Pesquisa: Teoria e História do Projeto e Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo.
Apresentação e Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PPGArq), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2012.
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura encontra-se ancorado na experiência acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e de diversos outros cursos de pós-graduação já consolidados na universidade.
Sua identidade se define com base em dois princípios norteadores: ênfase no Projeto como principal viés condutor dos estudos e pesquisas do Programa, e ênfase numa perspectiva interdisciplinar, construída com base no cruzamento entre teoria e prática na estrutura curricular e linhas de pesquisa que o conformam.
O Curso de Mestrado em Arquitetura tem natureza interdisciplinar e conta com docentes de diversas áreas de conhecimento e experiência didática em vários cursos de graduação e/ou programas de pós-graduação da PUC-Rio. Conta também com todas as facilidades oferecidas pelo ambiente acadêmico da PUC-Rio, inclusive do ponto de vista da sua infraestrutura de laboratórios, ensino e pesquisa, reconhecida por sua excelência.
A convergência entre teoria e prática pressupõe sobretudo: (a) uma abertura para os fenômenos contemporâneos; (b) um compromisso com exploração de conceitos, métodos e instrumentos operativos para lidar com esses fenômenos. Essa ampla, porém, rigorosa abertura para a práxis contemporânea significa um saber dialógico, que busca refletir e construir debates sobre os problemas atuais e locais, nacionais e globais, no campo da arquitetura e urbanismo, relacionando-os às demandas sociais e ambientais. Isso implica também em diálogo permanente do PPGArq com diversos segmentos da sociedade civil, ampliando a pesquisa e incluindo atividades de extensão como fator primordial de ação e práxis.
Objetivos
Com um forte compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, o Curso destina-se prioritariamente (mas não exclusivamente) aos(às) graduados(as) em Arquitetura e Urbanismo, visando sua capacitação em alto nível, seja para atuação em áreas ligadas mais diretamente à pesquisa e ao ensino da Arquitetura e do Urbanismo, seja para fundamentação e aprimoramento de sua prática profissional no campo do Projeto de Arquitetura e Urbanismo. O Curso de Mestrado pretende, assim, formar um(a) profissional e/ou docente dotado(a) de forte embasamento teórico e conceitual. Pretende também formar profissionais e/ou docentes com postura crítica face às questões atuais e sólida fundamentação sobre os métodos e processos que estruturam as práticas projetuais em Arquitetura e Urbanismo.
Sendo assim, o propósito é a formação de um(a) profissional apto(a) a atuar nos múltiplos domínios da Arquitetura e do Urbanismo, seja na esfera pública ou na privada, com forte potencial de nucleação e de inserção social – seja no Brasil, seja no exterior (em especial nos países da América Latina).
O Programa tem como objetivos primordiais:
- Oferecer uma formação rigorosa, continuada e específica no campo da Arquitetura e do Urbanismo, com ênfase numa perspectiva marcadamente contemporânea:
- Acompanhar e alimentar mudanças na prática projetual da Arquitetura a partir de uma reflexão crítica sobre a prática contemporânea do projeto, considerando a relação intrínseca entre Arquitetura e Cidade;
- Ampliar a reflexão sobre os fundamentos conceituais e práticos que definem a Arquitetura e Urbanismo como um campo do saber e do fazer essencialmente vinculado à invenção e experiência do espaço construído e à vida nas cidades, considerando o próprio projeto como estruturador da reflexão crítica;
- Desenvolver um conhecimento transversalmente integrado, baseado numa relação orgânica entre os diferentes campos disciplinares envolvidos no pensamento e na prática da Arquitetura (História, Arte, Engenharia, Design, etc.), que permita pensar a Arquitetura - e com ela, a Cidade - sob enfoques múltiplos e renovadores;
- Fomentar simultaneamente a capacidade de reflexão teórica e crítica associada à produção projetual e a experimentação prática no campo da Arquitetura e do Urbanismo, no contexto da crise socioambiental e urbana contemporânea.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
O Mestrado em Arquitetura da PUC-Rio tem uma Área de Concentração: "Projeto de Arquitetura", e duas Linhas de Pesquisa: "Teoria e História do Projeto" e "Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo".
A Área de Concentração foi definida em função do histórico dos estudos em Arquitetura da PUC-Rio e do propósito de avançar na integração entre reflexão teórica e prática projetual da Arquitetura, reforçando e aprofundando a interdisciplinaridade que caracteriza o ambiente acadêmico da universidade.
A opção por considerar o próprio Projeto como estruturador do Curso reflete um juízo crítico acerca da situação contemporânea da Arquitetura, na medida em que esta força os limites tradicionais da disciplina e questiona conceitos e categorias tradicionais, demandando novas metodologias e abordagens.
As duas linhas de pesquisa articulam-se, assim, em torno da reflexão sobre novos paradigmas para a formação, ensino, pensamento e prática da Arquitetura, sobretudo no que diz respeito à sua dimensão projetual.
Os estudos e pesquisas estão orientados segundo um entendimento da Arquitetura do ponto de vista da sua relação intrínseca com a Cidade, sendo esta examinada sob múltiplos enfoques, para além do enfoque urbanístico mais tradicional.
Linha de Pesquisa em Teoria e História do Projeto
Concentra estudos concernentes ao pensamento sobre o Projeto em Arquitetura, com ênfase na investigação de seus aspectos ontológicos e epistemológicos.
As pesquisas enquadram-se, de uma parte, na tradição dos estudos teóricos e históricos referentes à Arquitetura e à Cidade na modernidade, desde os processos sociais relevantes para a definição do campo do Projeto até as representações culturais relacionadas ao universo da prática projetual, em correspondência com os processos técnicos empregados. De outra parte, os estudos abarcam manifestações contemporâneas no universo do pensamento sobre o Projeto, em vista dos novos desafios e métodos de abordagem surgidos nos últimos anos sob o impacto das novas tecnologias digitais.
Linha de Pesquisa em Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo
Concentra estudos e pesquisas que trabalham o projeto em suas múltiplas escalas, desde a edificação até o urbano, os processos e metodologias que embasam a atividade projetual, bem como os rebatimentos espaciais no que se refere ao uso e apropriação dos espaços. Prioriza como desafio da prática projetual contemporânea o desenvolvimento inclusivo e sustentável no contexto das crescentes desigualdades socioeconômicas e da mudança climática. As pesquisas nesta linha têm por objetivo fomentar uma visão crítica sobre o contexto contemporâneo, incorporando abordagens que englobam questões relativas ao uso e apropriação dos ambientes urbanos, questões sociais e ambientais, de tecnologias alternativas inovadoras e processos integrados, colaborativos e participativos de projeto.
Reconhecimento do curso
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 3, para o quadriênio 2013-2016 e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria nº 609 do MEC, de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52, de 18/03/2019, p. 7.
Título atribuido:
Mestre em Arquitetura
Requisitos para obtenção do título de Mestre
Para a obtenção do título de Mestre em Arquitetura, o aluno deverá cumprir necessariamente as seguintes condições, dentro dos prazos estabelecidos pela Capes:
- obter 21 (vinte e um) créditos em disciplinas; e
- elaborar, defender e obter aprovação de dissertação de Mestrado vinculada a uma das Linhas de Pesquisa do Programa, em que revele domínio do tema escolhido, capacidade de sistematização e espírito científico.
Admissão e Matrícula
O ingresso de alunos será realizado uma vez por ano, dentro do calendário fixado pela PUC-Rio para a inscrição e seleção de candidatos.
Estrutura curricular
A estrutura curricular está organizada a partir de 4 (quatro) grupos de disciplinas: obrigatórias, optativas, tópicos especiais e eletivas. As disciplinas obrigatórias têm caráter formativo e de fundamentação. As disciplinas optativas refletem as questões conceituais que caracterizam as discussões em curso no Programa. As disciplinas de tópicos especiais são um importante componente curricular, de caráter eventual, com abordagem de temas que possibilitam inclusive o desenvolvimento de conteúdos relacionados a projeto e atividades de extensão. As disciplinas eletivas são disciplinas oferecidas em outros programas de Pós-Graduação da própria Universidade ou de outras Instituições de Ensino Superior.
Desta forma a estrutura curricular do Mestrado é composta por:
- 3 disciplinas obrigatórias (9 créditos)
- 3 disciplinas optativas (9 créditos)
- 1 disciplina eletiva de outro programa de pós-graduação (3 créditos)
- Estágio docente
- Dissertação
As disciplinas são ministradas ao longo de três períodos letivos, sendo o quarto período dedicado à orientação para a conclusão da dissertação. As exigências para a obtenção do título de Mestre seguem o “Regulamento dos Programas de Pós-Graduação - stricto sensu” da PUC-Rio. Do(a) mestrando(a) do Programa será exigido: (a) obtenção de 21 (vinte e um) créditos em disciplinas; (b) apresentação do projeto de pesquisa em exame qualificação a ser realizado no início do terceiro semestre, submetido à apreciação de uma Comissão Julgadora; (c) defesa de dissertação submetida a apreciação de uma Comissão Julgadora; (d) comprovação de submissão de artigo em periódico científico.
Observação: o número de disciplinas para completar os 9 créditos em disciplinas optativas poderá variar em função da carga horária das disciplinas de tópicos especiais inscritas pelo(a) mestrando(a), conteúdos que são oferecidos eventualmente e com carga horária variável (entre 1 e 4 créditos).
A periodização sugerida da grade curricular é a seguinte:
Primeiro período letivo:
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ2003 | Fundamentos de Teoria e Projeto em Arquitetura e Urbanismo (obrigatória) | 3 |
ARQ2004 | Metodologia da Pesquisa (obrigatória) | 3 |
- | Optativa do programa I | 3 |
- | Optativa do programa II | 3 |
Segundo período letivo:
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ2005 | Seminário de dissertação I (obrigatória) | 3 |
- | Optativa do programa III | 3 |
- | Eletiva externa ao programa | 3 |
Terceiro período letivo:
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ3001 | Estágio docente | 0 |
Quarto período letivo:
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ3000 | Dissertação | 0 |
Disciplinas Obrigatórias:
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ2003 | Fundamentos de Teoria e Projeto em Arquitetura e Urbanismo | 3 |
ARQ2004 | Metodologia de Pesquisa | 3 |
ARQ2005 | Seminário de Dissertação | 3 |
Disciplinas Optativas do Programa e das Linhas de pesquisa
Optativas do programa:
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ2021 a ARQ2024 | Tópicos especiais em Projeto | - |
Além destas disciplinas, este grupo de optativas inclui todas as optativas das duas linhas do programa. Todas as disciplinas optativas tem 3 créditos.
Optativas da Linha de pesquisa em Teoria e História do Projeto:
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ2117 | Cultura Tectônica e Razão Construtiva | 3 |
ARQ2118 | Novas Cartografias Decoloniais | 3 |
ARQ2119 | Revolução Epistêmica: políticas emergentes do fazer e do saber | 3 |
ARQ2120 | Arte, Arquitetura, Memoria e Patrimônio | 3 |
ARQ2221 | Produção Cientifica | 1 |
ARQ2121 a ARQ2130 | Tópicos Especiais - Teoria e História do Projeto | - |
Optativas da Linha de pesquisa em: Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ARQ2203 | Projetos integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção | 3 |
ARQ2217 | Adaptação de Cidades para a Mudança Climática | 3 |
ARQ2218 | Métodos e Ferramentas para Pesquisa Socioespacial em Arq. e Urb. | 3 |
ARQ2219 | Observando a Residualidade Socioespacial | 3 |
ARQ2220 | Urbanismo, Projeto e Práticas de Interesse Social | 3 |
ARQ2221 | Produção Cientifica | 1 |
ARQ2222 a ARQ2231 | Tópicos especiais - Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo | - |
Disciplina Eletiva:
Os alunos deverão cursar uma disciplina eletiva em outro programa de pós-graduação, ouvido o orientador. Para cumprir este requisito, o aluno poderá optar por qualquer disciplina oferecida pela própria PUC-Rio ou outra instituição de ensino superior, em nível de pós-graduação, cujos programas sejam credenciados pela Capes.
Corpo docente
Coordenador de pós-graduação: Prof. Fernando Espósito Galarce
Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa
Linha de Pesquisa:
Teoria e História do Projeto
Ana Luiza de Souza Nobre
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Currículo LATTES
João Masao Kamita
Doutor, USP, Brasil
Departamento de História, PUC-Rio
Currículo LATTES
Marcos Osmar Favero
Doutor, UFRJ, Brasil
Currículo LATTES
Otavio Leonidio Ribeiro
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Currículo LATTES
Linha de Pesquisa:
Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo
Amaro Sérgio Marques
Doutor, UFMG, Brasil
Elisa Dominguez Sotelino
Doutora, Brown University, EUA Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, PUC-Rio
Currículo LATTES
Fernando Maurício Esposito Galarce
Doutor, Universitat Politècnica de Catalunya, UPC,Espanha
Currículo LATTES
Luiz Fernando Campos Ramos Martha
Doutor, Cornell University, EUA
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, PUC-Rio
Currículo LATTES
Maíra Machado Martins
Doutora, Institut Français d'Urbanisme, IFU, França
Currículo LATTES
Marcelo Motta de Freitas
Doutor, UFRJ, Brasil
Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio
Currículo LATTES
Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos
Doutora, UFRJ, Brasil
Currículo LATTES
Rachel Coutinho Marques da Silva
Doutora, Cornell University, EUA
Currículo LATTES